guilherme@guilhermeborgesadv.com |
(55) 99714-0794
Meu devedor morreu e família não quer pagar. O que fazer?
Meu devedor morreu e família não quer pagar. O que fazer?
Se você se encontra nessa situação, é natural ter dúvidas sobre os próximos passos. Mas fique tranquilo, existem soluções.
Opção 1: Processo de Inventário em Andamento:
Se a família do falecido inicia o processo de inventário dos bens deixados por ele, o caminho pode ser mais simples do que parece. Basicamente, você precisa habilitar o crédito no processo de inventário, demonstrando a existência da dívida com documentos que a comprovam, assim, provavelmente o seu crédito será pago pelos bens inventariados antes de serem divididos entre os herdeiros.
Opção 2: Família Não Inicia o Processo de Inventário:
Quando a família do falecido não quer pagar e não inicia o processo de inventário, a situação pode se complicar um pouco mais. Mas não se preocupe, como credor de uma dívida, você tem direitos. E um deles é poder requerer ao judiciário a abertura do inventário no lugar da família, assim você poderá garantir o seu crédito. As vezes a família pode optar por não fazer o inventário justamente para não pagar a dívida, então os credores possuem esse direito e isso também vale para quando o devedor for um dos herdeiros.
Mas cuidado, essas são apenas algumas das hipóteses que podem ocorrer nesses casos, e se aplicam basicamente para os casos em que a dívida é liquida e certa, ou seja, é facilmente comprovada com um cheque, nota promissória, contrato ou até mesmo uma decisão judicial.
Então caso você esteja nessa situação, consulte um advogado de sua confiança.